Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a compreensão do sistema de numeração decimal, expandindo o conhecimento para a classe dos milhares, na ordem da centena de milhar.
É interessante levar para a sala o material dourado e jogar com os estudantes o jogo "Nunca dez", para que possam relacioná-lo com a organização do sistema de numeração decimal. Você também pode desafiar os estudantes a montar com o material dourado o número ditado. A atividade traz os valores de carta dos países como o valor das ordens no SND (Sistema de Numeração Decimal), deixe os alunos livres para encontrar o total de pontos de cada jogador da maneira que acharem melhor, mas é importante no final que percebam que cada carta é como se representasse cada ordem do SND. Se não perceberem sozinhos, leve-os a essa percepção e após isso, faça outras combinações de cartas para que descubram o número formado.
Promova também desafios semanais em que os estudantes precisam identificar o número secreto da semana com dicas relacionadas ao valor posicional ocupado pelos algarismos nesse número e coloque uma caixa na sala para que depositem seus palpites, ao final da semana sorteio um papel e verifique se acertou e o vencedor torna-se o destaque da semana, ou ajudante da próxima semana. Entre outras atividades lúdicas para facilitar o aprendizado.
HABILIDADES:
EF05MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
EF05MA07- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!